Skip to main content

CONGESTÃO NASAL

Congestão nasalProblemas associados à congestão nasalTratamento farmacológicoTratamentos caseiros para o alívio da congestão nasal

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

O que é a congestão nasal?

A congestão nasal acontece quando os vasos sanguíneos da mucosa dilatam e levam à inflamação dessa zona, estreitando os canais nasais, produzindo mais muco e dificultando a respiração.

A congestão acontece por diferentes causas: desde alérgicas a infeciosas. Poderá apresentar-se com pus ou em forma de secreções mais aquosas, de modo sazonal ou duradouro, consoante permaneça, ou não, ao longo do tempo. 

É habitual que a congestão temporária do nariz seja acompanhada por outros sintomas, como dor de cabeça, espirros ou pingo no nariz. No caso de haver febre e dor de cabeça ou de ouvidos, poderá ser uma otite ou sinusite, pelo que deve consultar o médico.

GRIPE

O vírus da gripe ou  influenza , próprio do inverno, é outra das causas da congestão nasal.

CONSTIPAÇÃO

Esta infeção das vias respiratórias provoca também congestão nasal, para além de olhos lacrimejantes, calafrios, dor de cabeça e dor de garganta, em qualquer época do ano.

Produtos Relacionados

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.