Skip to main content

O que tomar para a dor de garganta?

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Quando a garganta começa a doer, começam também os pensamentos de que podemos estar doentes. Apesar de poder significar que estamos doentes, a dor de garganta é muito comum e na maior parte dos casos, melhora por si mesma no espaço de uma semana. Existem diversas formas de aliviar a dor, desde tratamentos caseiros a medicamentos.

A dor de garganta

A dor de garganta, também conhecida por faringite, é a dor, arranhão ou irritação na zona da garganta, que muitas vezes se agrava quando tentamos engolir. A causa mais comum de uma dor de garganta é a infeção viral, como uma constipação ou uma gripe. Uma faringite causada por um vírus resolve-se por si só.

A dor de garganta também pode ter uma origem bacteriana, devido a uma infeção estreptocócica, um tipo menos comum de faringite que requer tratamento com antibióticos.

Outras causas possíveis:

Alergias –  reações alérgicas ao pelo dos animais, pó ou polén podem causar dores de garganta.

Ar seco -  pode fazer com que sinta a garganta áspera e arranhada.

Irritantes -  a poluição do ar exterior e interior através do fumo do tabaco ou produtos químicos podem causar a dor de garganta. Mastigar tabaco, beber álcool e comer alimentos picantes também podem irritar a garganta.

Esforço muscular  – gritar, falar alto ou durante longos períodos sem descanso podem causar tensão nos músculos da garganta.

Infeção pelo VIH  – logo no início da infeção, pode gerar sintomas semelhantes aos de uma gripe, como a dor de garganta.

Tumores –  como os de cancro da garganta, língua ou laringe também podem causar dor de garganta.

Sintomas da dor de garganta

Os sintomas de uma dor de garganta podem variar de acordo com a causa. Estes podem incluir:

  • Dor ou sensação de arranhão na garganta

  • Dor que se agrava com a deglutição ou com a conversa

  • Dificuldade em engolir

  • Glândulas doridas, inchadas no pescoço ou na mandíbula

  • Amígdalas inchadas, vermelhas

  • Manchas brancas ou pus nas amígdalas

  • Uma voz rouca ou abafada

O que tomar para aliviar a dor de garganta

Existem algumas maneiras de aliviar a dor de garganta. Confira alguns dos nossos conselhos:

  1. Paracetamol ou Ibuprofeno

  2. Anti-histamínicos  – Tendo em conta que as alergias podem ser acompanhas de dor de garganta. A utilização de medicamentos para as alergias, como os anti-histamínicos, pode aliviar este sintoma.

  3. Beba muita água  – a desidratação pode causar dor na garganta e sensação de secura. Por esta razão, é aconselhado tentar beber muita água para aliviar a dor.

  4. Chupar pedaços de gelo ou gelados  – alimentos gelados podem aliviar a dor, visto que anestesiam e humidificam a área afetada.

  5. Gargarejar com água salgada –  de forma a aliviar a dor de garganta, as instituições como o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendam gargejar com água salgada. Para tal, deve-se dissolver cerca de 1 a 2 colheres de chá de sal num copo de água a fever. Deixar arrefecer antes de começar a gargarejar com a solução e, de seguida, cuspir.

Procure o médico quando:

  • a dor na garganta não melhora após uma semana

  • tem dores de garganta frequentemente

  • a dor é acompanhada por febre

  • tem o sistema imunitário enfraquecido - por exemplo, por causa da diabetes ou da quimioterapia

  • tem dificuldade em respirar e engolir

  • tem sangue ou muco na saliva

Esta lista não está completa. Consulte o seu médico para qualquer sintoma que seja grave ou preocupante.

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.