ALIMENTOS NATURAIS PARA O ALÍVIO RÁPIDO DA GRIPE
Alivie os sintomas da gripe rapidamente!
Se sentir uma sensação de mal-estar geral, acompanhada de dores de garganta, nariz entupido e a pingar, é possível que esteja com gripe.
A importância do sistema imunitário contra a gripe
A função do sistema imunitário é defender-nos de microrganismos causadores de doenças e desta maneira manter-nos saudáveis. O sistema imunitário é uma complexa rede interligada de órgãos, células e proteínas diferentes que trabalham em conjunto para proteger o corpo de agentes patogénicos tais como bactérias, vírus e parasitas.
Alguns padrões alimentares podem preparar melhor o corpo para ataques microbianos e a inflamação excessiva causada pelas infeções, mas é improvável que alimentos individuais ofereçam uma proteção específica.
Cada fase da resposta imunitária do corpo depende da presença de muitos micronutrientes no organismo.
Exemplos de nutrientes que foram identificados como muito importantes para o reforço do sistema imunitário incluem vitamina C, vitamina D, zinco, selénio, ferro e proteínas que podem ser encontrados numa variedade de alimentos de origem vegetal e animal.
Confira estes alimentos naturais aliados do corpo para ajudar antes, durante e depois da gripe:
1. Beba um chá de madressilva
Sabia que o ideal para combater a gripe poderá ser um bom chá de madressilva? Esta erva é utilizada há vários séculos e foi estudada na Escola de Ciências da Vida da Universidade de Nanjing, na China, onde se demonstrou que a madressilva atua diretamente contra o vírus influenza A. O chá ajuda a prevenir a infeção provocada por este vírus.
2. REFORCE A SUA DIETA COM ALHO
É um dos alimentos mais utilizados contra a gripe. O alho contém uma substância designada por alicina, que demonstrou propriedades antivirais e antimicrobianas. Num estudo realizado, as pessoas que consumiram suplementos de alho durante 3 meses reduziram a quantidade de vezes que apanharam uma constipação em comparação com placebo.
3. RECORRA AO GENGIBRE
Se se preocupa com o seu hálito, ou não gosta de alho, poderá recorrer ao gengibre fresco, que também é um tratamento caseiro muito usado contra os sintomas da gripe. É utilizado na medicina tradicional chinesa para tratar a tosse e constipações acompanhadas por pingo no nariz.
O chá de gengibre quente é um remédio caseiro popular para os sintomas de constipação e dor de garganta. Às vezes, o mel e limão podem ser adicionados.
Quantidades normais de gengibre nos alimentos raramente causam efeitos secundários, mas quando em excesso, pode causar azia e indigestão. Tome cuidado!
4. FAÇA UMA CANJA DE GALINHA
Uma boa canja de galinha tradicional é muito popular quando adoecemos. Apesar de não existirem ensaios clínicos que demonstrem que a canja de galinha acelera a recuperação, quando se olha para os ingredientes que a compõem, verifica-se que pode ajudar.
A canja é leve e fácil de comer quando não temos muito apetite, tem fluidos e eletrólitos que previnem a desidratação e vários nutrientes envolvidos no sistema imunitário: proteínas e zinco provenientes da galinha, vitamina A da cenoura, vitamina C do aipo e cebolas e antioxidantes nas cebolas e ervas aromáticas.
5. O PODER DO MEL
O mel tem uma variedade de propriedades antibacterianas e antimicrobianas. A ingestão de mel em chá, com limão, pode aliviar as dores de garganta.
Um estudo sugere, ainda, que o mel é um supressor de tosse eficaz. No entanto, não deve ser ingerido por crianças com idade inferior a 1 ano.
6. PREVINA-SE COM A EQUINÁCEA
Estudos mostraram que a equinácea pode destruir os vírus da gripe, mas a investigação limitada em humanos tem sido inconclusiva na determinação dos componentes ativos da planta.
Tomar equinácea após apanhar uma constipação não demonstrou encurtar a sua duração, mas tomá-la como prevenção pode oferecer uma pequena hipótese de proteção.
Procure o seu médico quando apresenta:
Dificuldade em respirar ou respiração rápida
Desidratação
Febre que dura mais de 4 dias
Sintomas que duram mais de 10 dias sem melhoria
Sintomas, tais como febre ou tosse, que melhoram mas depois voltam ou pioram
As constipações podem ter sintomas semelhantes aos da gripe e pode ser difícil distinguir as duas apenas com base em sintomas. Fique atento aos sinais do seu corpo.