CONSTIPAÇÃO NO GINÁSIO
A constipação e o ginásio são perfeitamente compatíveis
Se gosta de ir ao ginásio todos os dias, se o faz feliz a sensação de energia que o ato de treinar lhe proporciona, o título deste artigo poderá parecer-lhe o de um filme de terror. E não tem de ser assim! A constipação e o ginásio são perfeitamente compatíveis. Não é necessário que deixe de fazer uma atividade que, devido à sua perseverança, já fez muito por si: as pessoas que praticam exercício regularmente constipam-se menos e os sintomas duram menos tempo.
Também, praticar desporto enquanto está constipado não irá fazer com que piore. Como em tudo na vida, deverá usar do bom senso e não se exceder. Se tiver febre, dores musculares ou vómitos, o melhor será ficar em repouso. Mas se os sintomas forem do pescoço para cima (secreção nasal, dor de garganta e cabeça, espirros...), pode prosseguir com a sua atividade física! O exercício moderado (não mais do que 70% da sua capacidade) manterá o seu estado de ânimo elevado. Com isto e com a ajuda de um medicamento antigripal, a constipação será mais tolerável.
A combinação entre constipação e ginásio não muda as recomendações habituais na altura de fazer desporto, apenas terá de se esmerar mais:
Durma pelo menos 8 horas, e se forem mais, melhor. Começará o dia com mais energia e ajudará o seu corpo a lutar melhor contra os vírus.
Vista-se de forma a não ter frio , preferencialmente com várias camadas e com tecidos que permitam a transpiração. Leve uma peça extra para vestir logo após o treino.
Hidrate-se bem. Beba antes, durante e depois do exercício. A constipação faz com que soframos uma maior desidratação.
Consuma muitos antioxidantes, como as vitaminas A, C e E. Como auxiliares do sistema imunitário, estes são essenciais para que se recupere rapidamente.
Alimente-se bem. Mesmo que não tenha muito apetite, o seu corpo necessita que continue a fornecer-lhe hidratos de carbono, minerais e proteínas suficientes. Coma alimentos fáceis de consumir e nutritivos, como o peito de frango, caldos de legumes, peixe branco, puré de batata... E não se esqueça da fruta.
Faça exercícios de aquecimento antes de começar. Aumente a intensidade muito gradualmente; isso irá permitir o descongestionamento das suas vias respiratórias e avaliar o modo como se sente.
E sobretudo, não se exceda. Não se esqueça que parte da sua energia já está a ser utilizada pelo seu organismo no combate à constipação. Tome um medicamento que alivie os sintomas da constipação e desfrute do bem-estar e da satisfação de não perder o seu treino. Em breve, a constipação será apenas uma recordação e estará outra vez no ginásio a cem por cento!