COMO TRATAR A CONSTIPAÇÃO NUM DIA? É POSSÍVEL? VEJA DICAS PARA RECUPERAR MAIS RÁPIDO
Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico
Espirros, congestão nasal, dor de garganta ou tosse. Estes são alguns dos sintomas de uma constipação que, geralmente, atinge o pico entre 2 a 3 dias. Mas será que é possível curar uma constipação num dia?
Não é possível curá-la num dia, visto que não há cura para uma constipação comum. No entanto, se seguir algumas das nossas recomendações poderá evitar faltar à escola ou trabalho.
Compreenda a constipação. O que a causa?
A constipação é uma infeção das vias respiratórias superiores e, segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos – o CDC – esta pode ser causada por mais de 200 vírus. A infeção mais comum deve-se ao rinovírus, sendo altamente contagioso podendo espalhar-se rapidamente de pessoa para pessoa através do ar e do contato pessoal próximo. A verdade é que, em média, os adultos apanham uma constipação de 2 a 4 vezes ao ano e as crianças de 6 a 8 vezes.
Fatores de risco
Dentro dos principais fatores de risco para apanhar uma constipação encontram-se o contacto próximo com alguém que já está constipado, a idade e a época do ano - as infeções são mais comuns no outono e inverno, mas é possível apanhar uma constipação em qualquer altura do ano.
Uma constipação pode durar cerca de uma semana, mas algumas constipações duram mais tempo, especialmente em crianças, idosos e pessoas com saúde debilitada.
Como recuperar rapidamente de uma constipação
Os antibióticos não o ajudarão a melhorar caso tenha uma constipação. Contudo, um médico poderá prescrevê-los se tiver desenvolvido uma infeção bacteriana em conjunto com a viral.
Temos algumas sugestões que podem ajudar a aliviar os sintomas da constipação, como:
#1 Medicamentos antigripais
Alguns sintomas como a tosse, espirros, congestão nasal ou dor de garganta podem causar desconforto durante o dia e dificultar o descanso à noite. Por esta razão, tomar descongestionantes, analgésicos como ibuprofeno e anti-histamínicos podem tratar os sintomas para que se sinta melhor mais rapidamente.
Também é possível encontrar medicamentos que combinem duas substâncias para aliviar um ou mais sintomas.
No entanto, quem sofre de alguma condição como tensão arterial elevada deve ter especial atenção ao utilizar alguns medicamentos. Nestes casos consulte sempre o seu médico para saber o caminho a seguir.
#2 Descanse
Tente dormir entre 8 a 10 horas à noite. Um organismo descansado permite uma melhor recuperação do sistema imunitário para combater a infeção.
#3 Não fume
Se fumar, tente parar ou reduzir, pelo menos até sentir-se melhor. E fique longe de outros fumadores pois o fumo passivo irá irritar ainda mais a sua garganta.
#4 Hidrate-se
Beber uma bebida quente como um chá, um caldo ou água quente com limão, pode acalmar, prevenir a desidratação e aliviar a congestão. Evite alimentos salgados, álcool, café e bebidas açucaradas, que podem agravar a desidratação.
Consulte o médico se:
Os sintomas durarem mais de 10 dias sem sinais de recuperação.
Os sintomas piorarem ou caso desenvolva novos sintomas, pois pode indicar a existência de outra infeção.
Tem dor de garganta ou febre durante mais de três dias.
Sofre de dores intensas no peito e de falta de ar.
A melhor prevenção contra a constipação
Mais do que tentar recuperar de uma constipação, o melhor é preveni-la. Siga alguns passos simples que poderão ajudar a manter-se a si e aos outros saudáveis:
Limpe as mãos com frequência.
Evite o contacto próximo com pessoas que tenham constipações ou outras infeções respiratórias superiores.
Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem lavar as mãos antes.
Não fume e evite o fumo passivo.