Skip to main content

COMO TRATAR A CONSTIPAÇÃO NUM DIA? É POSSÍVEL? VEJA DICAS PARA RECUPERAR MAIS RÁPIDO

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Espirros, congestão nasal, dor de garganta ou tosse. Estes são alguns dos sintomas de uma constipação que, geralmente, atinge o pico entre 2 a 3 dias. Mas será que é possível curar uma constipação num dia?

Não é possível curá-la num dia, visto que não há cura para uma constipação comum. No entanto, se seguir algumas das nossas recomendações poderá evitar faltar à escola ou trabalho.

Compreenda a constipação. O que a causa?

A constipação é uma infeção das vias respiratórias superiores e, segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos – o CDC – esta pode ser causada por mais de 200 vírus. A infeção mais comum deve-se ao rinovírus, sendo altamente contagioso podendo espalhar-se rapidamente de pessoa para pessoa através do ar e do contato pessoal próximo. A verdade é que, em média, os adultos apanham uma constipação de 2 a 4 vezes ao ano e as crianças de 6 a 8 vezes.

Fatores de risco

Dentro dos principais fatores de risco para apanhar uma constipação encontram-se o contacto próximo com alguém que já está constipado, a idade e a época do ano - as infeções são mais comuns no outono e inverno, mas é possível apanhar uma constipação em qualquer altura do ano.

Uma constipação pode durar cerca de uma semana, mas algumas constipações duram mais tempo, especialmente em crianças, idosos e pessoas com saúde debilitada.

Como recuperar rapidamente de uma constipação

Os antibióticos não o ajudarão a melhorar caso tenha uma constipação. Contudo, um médico poderá prescrevê-los se tiver desenvolvido uma infeção bacteriana em conjunto com a viral.

Temos algumas sugestões que podem ajudar a aliviar os sintomas da constipação, como:

#1 Medicamentos antigripais

Alguns sintomas como a tosse, espirros, congestão nasal ou dor de garganta podem causar desconforto durante o dia e dificultar o descanso à noite. Por esta razão, tomar descongestionantes, analgésicos como ibuprofeno e anti-histamínicos podem tratar os sintomas para que se sinta melhor mais rapidamente.

Também é possível encontrar medicamentos que combinem duas substâncias para aliviar um ou mais sintomas.

No entanto, quem sofre de alguma condição como tensão arterial elevada deve ter especial atenção ao utilizar alguns medicamentos. Nestes casos consulte sempre o seu médico para saber o caminho a seguir.

#2 Descanse

Tente dormir entre 8 a 10 horas à noite. Um organismo descansado permite uma melhor recuperação do sistema imunitário para combater a infeção.

#3 Não fume

Se fumar, tente parar ou reduzir, pelo menos até sentir-se melhor. E fique longe de outros fumadores pois o fumo passivo irá irritar ainda mais a sua garganta.

#4 Hidrate-se

Beber uma bebida quente como um chá, um caldo ou água quente com limão, pode acalmar, prevenir a desidratação e aliviar a congestão. Evite alimentos salgados, álcool, café e bebidas açucaradas, que podem agravar a desidratação.

Consulte o médico se:

  • Os sintomas durarem mais de 10 dias sem sinais de recuperação.

  • Os sintomas piorarem ou caso desenvolva novos sintomas, pois pode indicar a existência de outra infeção.

  • Tem dor de garganta ou febre durante mais de três dias.

  • Sofre de dores intensas no peito e de falta de ar.

A melhor prevenção contra a constipação

Mais do que tentar recuperar de uma constipação, o melhor é preveni-la. Siga alguns passos simples que poderão ajudar a manter-se a si e aos outros saudáveis:

  1. Limpe as mãos com frequência.

  2. Evite o contacto próximo com pessoas que tenham constipações ou outras infeções respiratórias superiores.

  3. Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

  4. Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem lavar as mãos antes.

  5. Não fume e evite o fumo passivo.

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.