Skip to main content

O QUE DEVO COMER QUANDO ESTIVER COM GRIPE?

Conheça os 5 alimentos indispensáveis para prevenir e recuperar mais rápido

Os alimentos que ingerimos ao longo do dia podem influenciar positiva ou negativamente a nossa saúde. De facto, há muitos micronutrientes (vitaminas e minerais) que contribuem para o funcionamento normal do sistema imunitário como o cobre, o ácido fólico, o ferro, o selénio, as vitaminas A, B12, B6, C, D ou o zinco.

Um bom sistema imunitário é fundamental para que possamos combater qualquer processo infecioso.

A gripe poderá apanhá-lo em qualquer momento e lugar; por isso, deve estar bem preparado e com boas defesas para poder combatê-la; assim, é i mportante ter uma alimentação completa e variada  para cobrir as suas necessidades diárias de vitaminas e minerais. Está na altura de começarmos a prestar mais atenção ao que comemos!

O QUE COMER COM A GRIPE: 5 ALIMENTOS

Como pudemos observar, existem muitos micronutrientes envolvidos no nosso sistema imunitário; assim, devemos garantir uma ingestão adequada destes minerais e vitaminas na nossa alimentação diária.  

Por isso, hoje recomendamos-lhe  5 alimentos que deverá comer diariamente  e, desse modo, cobrir as quantidades diárias recomendadas destas vitaminas e minerais, que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunitário. É mais fácil do que pensa!

1.Iogurte com probióticos

yogur con probioticos para la gripe<

Os probióticos são microrganismos vivos com efeitos benéficos na saúde. Existem vários artigos científicos que afirmam que os probióticos poderão diminuir a duração dos episódios da gripe ou constipação, tornando o sistema imunitário mais eficiente. Por esta razão, recomendamos-lhe que coma um iogurte como sobremesa após as suas refeições, tenha ou não gripe; as suas defesas agradecê-lo-ão!

2.Abóbora

Sim, leu bem, a abóbora poderá favorecer o funcionamento do seu sistema imunitário! A abóbora é um alimento rico em betacarotenos, o pigmento responsável pela cor alaranjada deste vegetal. Este pigmento, ao ser absorvido pelo organismo, transforma-se em vitamina A, uma vitamina que, contribui para o funcionamento normal do sistema imunitário. Poderá confecionar ricas sopas, cremes ou utilizá-la como guarnição; explore todas as oportunidades culinárias que a abóbora lhe pode oferecer!

3.Romãs, morangos ou kiwis

Recomendamos-lhe ter uma ingestão diária e adequada de vitamina C, uma vitamina muito importante para favorecer o funcionamento normal do sistema imunitário, e, consequentemente, aumentar as defesas contra vírus ou bactérias. Assim, aconselhamos três das frutas com mais vitamina C, a romã (20 mg*), os morangos (60 mg*) ou o kiwi (59 mg*).

* Informação da composição por cada 100 g de porção comestível

4.Canja de galinha

sopa para la gripe

Efetivamente, a canja de galinha deve ser o alimento conhecido recomendado há mais tempo, uma vez que já o era no tempo das nossas avós. Por conter substâncias com efeito anti-inflamatório, esta poderá atenuar infeções sintomáticas do trato respiratório superior. Por isso já sabe… não se esqueça de uma canjinha bem quentinha para aguentar melhor a constipação ou a gripe!

5.Leguminosas

Por último e não menos importante, as leguminosas poderão ser um bom aliado durante os processos gripais. As leguminosas, como as lentilhas ou o grão, são uma boa fonte de proteínas de origem vegetal e também contêm vários componentes antioxidantes, amplamente benéficos para o nosso organismo! Por outro lado, são fonte de zinco, um mineral que favorece o funcionamento do nosso sistema imunitário. Por isso, quando não souber o que deverá comer quando estiver com gripe, a resposta é clara: umas lentilhas quentinhas de certeza que lhe farão muito bem!

O organismo possui um escudo de defesas naturais para lutar contra as bactérias e os vírus, mas nem sempre se encontra ativo. Para garantir que esteja em plena capacidade, deve manter uma alimentação equilibrada, dormir o suficiente e fazer exercício moderado. Você consegue!

que comer con gripe

Recomendamos-lhe incorporar estes alimentos na sua alimentação diária, já que um dos objetivos é assegurar um bom funcionamento do sistema imunológico antes que o vírus da gripe o possa apanhar desprevenido.

E se já está com gripe recomendamos que trate de aliviar os sintomas com um antigripal. Sentir-se-á melhor!

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.