Skip to main content

PORQUE RAZÃO A VITAMINA C AJUDA A SUPERAR A CONSTIPAÇÃO?

Vitamina C para ajudar a combater a constipação

Fala-se muito na capacidade da vitamina C de ajudar a combater a constipação. No entanto, poucos sabemos as razões. Alguns animais têm a capacidade de produzir esta vitamina no seu próprio organismo, mas os humanos não têm essa possibilidade. Desta forma, temos de a procurar no exterior.

A Vitamina C é um antioxidante que se encontra nas frutas, legumes e hortaliças

Tanto a confeção destes alimentos, como a sua conservação durante muito tempo poderá reduzir as quantidades de vitamina C.

A vitamina C, conhecida também como ácido ascórbico, cumpre várias funções no nosso corpo: uma delas, auxilia a produção de colagénio, elemento fundamental para a formação de tecidos, cartilagens e tendões. Também possui um grande poder antioxidante que combate o envelhecimento e protege-nos dos raios solares, do stress, da contaminação, etc.

São mais de 200 os vírus que podem causar os sintomas da constipação e cada pessoa pode padecer de uns sintomas ou de outros. A vitamina C cumpre um papel importante no alívio e prevenção dos sintomas da constipação; embora seja verdade, por si só, não está comprovado que consiga evitar que apanhemos uma constipação de vez em quando.

Por outro lado, está comprovado que, organismos com um bom nível de vitamina C, têm menor probabilidade de ficarem constipados, para além de ajudar a encurtar e a diminuir os sintomas que acompanham a infeção.

A importância da vitamina C na prevenção de constipações é conhecida há anos. No entanto, só nalguns casos - como nos desportistas de alto rendimento - que são submetidos a exercícios físicos intensos durante períodos breves, ficou demonstrado que o consumo de sumo de laranja (concentrado de vitamina C) reduz o risco de constipação até 50%.

Vitamina C, a grande aliada da saúde

A vitamina C é também uma aliada da saúde do ser humano, pois ajuda a reduzir o risco de alguns tipos de cancro e doenças do coração.

Além disso, é um excelente regulador da pressão arterial e reduz a produção de cortisol, pelo que é uma boa aliada para combater o stress.

Ao mantermo-nos saudáveis, é muito mais provável que o nosso organismo consiga suportar uma constipação. A vitamina C pode ser consumida não só sob a forma de laranjas e limões, mas também através de outros alimentos como os brócolos ou os morangos.

Produtos Relacionados

Artigos Relacionados

remedios caseros para la gripe

Alimentos naturais para o alívio rápido da gripe

Alivie os sintomas da gripe rapidament

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.