Skip to main content

Gripe e Constipação

Gripe e constipaçãoDiferençasSintomasDuraçãoTratamento farmacológicoVírusTratamentos caseiros para o alívio da gripe e constipação

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

O que é a gripe? E a constipação?

A gripe e a constipação são infeções do trato respiratório superior muito comuns, causadas por vírus e que constituem mais de um terço das consultas médicas. Embora tenham uma sintomatologia similar não devem ser confundidas.

Em média, estima-se que um adulto normal padece de 1 ou 2 constipações anuais enquanto que uma criança padece de 5 a 6 contipações por ano. Este último número depende muito da fase da infância em que se encontra e tem um pico de incidência máxima nos primeiros anos de escolaridade ou de creche.

Gripe:

Infeção viral aguda das vias respiratórias superiores causada pelo vírus da gripe ou também conhecido por influenza. Entre as suas características mais importantes está a sua elevada capacidade de transmissão entre pessoas. Habitualmente, apresenta-se como uma epidemia durante o inverno, nos meses mais frios. Os seus sintomas, como febre alta, dores musculares, mal-estar generalizado, tosse seca aparecem de repente e de forma brusca.

Constipação:

A constipação é a patologia mais comum na raça humana. É uma infeção aguda das vias respiratórias que pode ser provocada por mais de 200 vírus diferentes, sendo alguns mais predominantes, como o rinovírus ou o coronavírus, entre outros.

Grupos de risco:

Em relação à distribuição por grupos da população, deve-se destacar os denominados grupos de risco.

Estes são compostos por pessoas que apresentam imaturidade do sistema imunitário, como as crianças, o que facilita o contágio das infeções como a gripe e a constipação.

Também os idosos, pessoas debilitadas e imunodeprimidas, são considerados grupos de risco:

  • Maiores de 65 anos.

  • Mulheres grávidas.

  • Pessoas com doenças crónicas ao nível dos pulmões: asma, enfisema, bronquite crónica, bronquiectasia, tuberculose ou fibrose quística…

  • Pessoas em tratamento com imunossupressores (incluindo a medicação por VIH).

  • Doentes dos rins, coração, com diabetes ou distúrbios do metabolismo ou anemia

  • Adultos e crianças com mais de 6 meses hospitalizados devido a doenças metabólicas crónicas (incluindo a diabetes mellitus), alterações renais ou hemoglobinopatias

  • Pessoas que tomem medicação: aconselha-se a consulta das interações que o medicamento para a gripe ou constipação poderá causar com a medicação habitual.

A gripe e a constipação são doenças de origem vírica que apresentam quadros clínicos diversos, que podem variar tanto em duração como em intensidade dos sintomas, de acordo com o grupo de população. O aparecimento destas duas doenças, típicas do inverno, é motivo de consultas frequentes.

Saiba mais sobre os  vírus  que causam a  gripe  e a  constipação  e a sua duração, assim como as  opções de tratamento  para mitigar os seus  sintomas .

Produtos Relacionados

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.