Skip to main content

SINTOMAS DA GRIPE A E DA GRIPE COMUM: EXISTEM DIFERENÇAS?

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

O que é a gripe?

A gripe é uma doença respiratória contagiosa causada pelo vírus  Influenza , que infeta o nariz, a garganta, e por vezes os pulmões. Pode causar sintomas leves a graves e, por vezes, pode levar à morte. A melhor maneira de prevenir a gripe é vacinar-se todos os anos.

Existem 4 tipos de vírus da gripe sazonal: A, B, C e D. Os vírus da gripe A e B são os mais comuns e causam epidemias sazonais da doença em todo o mundo.

Neste artigo vamos falar sobre a Gripe A. Leia a seguir!

gripe a o resfriado

A gripe A

Os vírus da gripe tipo A são classificados em subtipos de acordo com as combinações da hemaglutinina (HA) e da neuraminidase (NA), que são proteínas que existem na superfície do vírus.

Atualmente, os vírus da gripe do subtipo A(H1N1) e A(H3N2) são os que circulam nos seres humanos.

O A(H1N1) também é conhecido como A(H1N1)pdm09, tendo adquirido este nome devido à pandemia que causou em 2009. Para além disso, substituiu o vírus sazonal da gripe A(H1N1) que existia previamente a este acontecimento.

A pandemia de 2009 e a Gripe A

"Gripe suína" foi o nome popular atribuído ao vírus responsável por uma pandemia de gripe em 2009. A denominação cientifica para este vírus é A/H1N1pdm09.

O vírus foi identificado pela primeira vez no México e é conhecido como "gripe suína" visto que é semelhante aos vírus da gripe que afeta os porcos.

Atualmente é considerado um tipo de gripe sazonal, pelo que está incluído na vacina anual contra a gripe.

Existe diferença entre os sintomas da gripe A e a gripe comum?

A resposta é não, pois ambas as gripes são causadas pelo  influenza .

Os sinais e sintomas da gripe A são semelhantes aos das infeções causadas por outras estirpes de gripe e podem incluir:

  • Febre

  • Tosse

  • Dor de garganta

  • Nariz entupido

  • Dores no corpo

  • Dor de cabeça

  • Fadiga

  • Diarreia

  • Vómitos

O tempo entre a infeção e a doença, conhecido como período de incubação, é de cerca de 2 dias, mas pode variar de um a quatro dias.

Em regiões atingidas pelo clima temperado, as epidemias sazonais ocorrem principalmente durante o inverno, enquanto que nas regiões tropicais, a gripe pode ocorrer ao longo do ano e causar surtos mais irregulares.

gripe a y gripe común

Como pode verificar, os sintomas da gripe A são semelhantes aos da gripe comum. Por isso, é necessário ter em conta as recomendações para prevenir tanto a gripe A como a gripe comum ou sazonal (cobrir a sua tosse e espirros utilizando lenços ou o cotovelo, lavar as mãos com frequência, evitar o contacto físico com pessoas doentes, etc.).

Quando procurar o médico

Lembre-se: não é necessário procurar o médico se for saudável e desenvolver sintomas comuns da gripe. Para aliviar os sintomas pode tomar medicamentos como antigripais, repousar e hidratar-se.

Mulheres grávidas ou pessoas que tenham uma doença crónica, como asma, enfisema, diabetes ou problemas cardíacos devem acompanhar os sintomas junto ao médico.

Procure um profissional de saúde se:

  • Tiver dificuldade em respirar

  • Sentir dor no peito

  • Os seus sintomas piorarem ou não melhorarem com o tempo

  • Tiver tonturas contínuas

Leia mais sobre as complicações da gripe, os antigripais e o que comer quando estiver com gripe.

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.