Skip to main content

O QUE SÃO OS ESPIRROS?

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Um mecanismo de defesa natural

Os espirros são reflexos nos quais expulsamos ar dos pulmões pelo nariz ou, até mesmo, pela boca . Um reflexo é uma resposta involuntária que, normalmente, ocorre porque algum elemento estranho provocou a irritação da nossa mucosa nasal. Resumidamente, o espirro é um esforço que o organismo faz para eliminar as partículas estranhas que estão a provocar irritação no nariz. O centro que regula o espirro no nosso cérebro recebe um aviso do sistema nervoso quando “algo” nos faz comichão no nariz e o irrita. Quando isto acontece,  todos os músculos do corpo se juntam para provocar o espirro : os abdominais, os músculos do diafragma, os do peito, os das pálpebras, os que se encarregam de controlar as suas cordas vocais, os esfíncteres e inclusive alguns músculos presentes na garganta. Embora, por vezes, não tenha tempo de reparar em toda esta movimentação, ocorrem diversas coisas no seu organismo quando espirra.  Agora, vejamos as razões desta reação . De acordo com o que foi publicado há algum tempo na Live Science, quando há um estímulo para espirrar, o cérebro ordena a contração dos músculos desde o esófago até ao esfíncter, incluindo aqueles que controlam as pálpebras dos olhos. Por esta razão, nenhuma pessoa consegue espirrar com os olhos abertos, já que estes se fecham de forma involuntária.

alergia o resfriado

O espirro consegue chegar a expulsar estas pequenas partículas estranhas a uma velocidade que pode alcançar os 150 ou 160 quilómetros por hora. Além disso, descobriu-se, através do auxílio de vídeos de alta velocidade, o quão longínquo pode chegar um espirro. De acordo com o estudo, os espirros podem viajar mais longe do que imaginamos, pois a pulverização produzida no interior do nariz consegue viajar entre 5 a 200 vezes mais longe sob a forma de gotículas, como se uma nuvem de gás invisível se tratasse. Acreditamos que esta é uma boa razão para nos taparmos quando espirramos, evitando assim contagiar os outros nos casos de  gripe e constipação .

Causas dos espirros

São muitas as causas que podem provocar o espirro e certamente que já conhece muitas destas, como o pó, o ar frio e até mesmo o sol, que produz um espirro muito particular. A gripe e a constipação são outras das causas dos incómodos espirros, mas também são causados por alguns elementos que provocam as alergias, como o pólen ou irritantes físicos como o fumo ou a neblina do ambiente que atacam milhares de habitantes de cidades muito poluídas. O espirro é, resumidamente, um mecanismo de defesa natural do nosso organismo.

Produtos Relacionados

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.