Skip to main content

GRIPE E CONSTIPAÇÃO: QUANTO TEMPO DURAM OS SINTOMAS?

Gripe e constipaçãoDiferençasSintomasDuraçãoTratamento farmacológicoVírusTratamentos caseiros para o alívio da gripe e constipação

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Tanto a gripe como a constipação são patologias causadas por vírus e muito contagiosas.

A rapidez com que uma pessoa recupera de uma constipação ou gripe depende do quão saudável está. Existem vários fatores que ajudam na recuperação como o repouso e a hidratação.

Mas quanto tempo deve ficar em casa? E quanto tempo duram os sintomas? Continue a ler!

Quanto tempo dura a gripe?

O vírus da gripe é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, principalmente através da tosse e dos espirros. Este também se pode propagar através do contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas com o vírus, como por exemplo através das mãos.

Os sintomas aparecem geralmente de um a quatro dias após a exposição ao vírus e duram de cinco a sete dias.

Para os vacinados contra a gripe, os sintomas podem durar menos tempo ou ser menos graves. Para outras pessoas, os sintomas podem durar mais tempo.

Período de incubação e período de contágio

Existe, ainda, uma diferença entre o período em que a pessoa adoece e o tempo em que esta pode contagiar outras pessoas.

Geralmente, o aparecimento dos primeiros sintomas da gripe ocorre nas primeiras 48 horas após estar infetado, mas pode variar entre 1 a 5 dias.

Já o tempo de contágio começa 1 a 2 dias antes do início dos sintomas aparecerem e vai até 7 dias depois. Nas crianças, este período é maior, sendo que podem espalhar o vírus por mais uma semana.

Algumas pessoas correm um risco acrescido de complicações da gripe. Estas pessoas incluem:

  • os muito jovens

  • pessoas com 65 anos ou mais

  • pessoas com doenças crónicas, tais como asma, doenças cardíacas ou diabetes

  • mulheres grávidas

Os indivíduos destes grupos podem ter um sistema imunitário enfraquecido e correm um risco acrescido para a complicação da pneumonia.

Quanto tempo dura uma constipação?

As constipações são muito comuns, especialmente nas crianças. É bastante normal que as crianças apanhem 6 a 10 constipações por ano. Os adultos têm em média 2 a 4 constipações por ano, a maioria durante a época mais fria do ano, o inverno.

As constipações são mais contagiosas nos primeiros 2 a 4 dias após o início dos sintomas mas podem propagar-se até algumas semanas depois.

Normalmente, o pior acontece no espaço de uma semana, mas pode demorar um pouco mais de tempo para que os sintomas desapareçam completamente, particularmente a tosse.

Como existem diferentes vírus que causam a constipação é possível que apanhe outra assim que se recupere de uma.

Quando procurar um médico?

Como as constipações e a gripe partilham muitos sinais, pode ser difícil diferenciá-las apenas com base nos sintomas.

Consulte um médico, caso não haja melhoria ou se os sintomas piorarem.

Produtos Relacionados

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.