Skip to main content

TRATAMENTOS CASEIROS PARA O ALÍVIO DA GRIPE E CONSTIPAÇÃO

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Tratamentos caseiros para o alívio da gripe e constipação

Para prevenir e ajudar no alívio dos sintomas que acompanham a gripe e a constipação, para além do tratamento farmacológico específico, existem alguns truques, como os que apresentamos a seguir, que poderão ajudá-lo a sentir-se muito melhor:

  1.      Dificuldade ao respirar?

    • Para aliviar a congestão nasal, faça inalações de vapores de água durante curtos períodos de tempo

    • Beber líquidos quentes, como caldos ou infusões, poderá ajudar a fluidificar a mucosidade, favorecendo a expetoração

  2.      Sente-se com febre?

    • Tomar um duche ou um banho morno poderá ajudar a diminuir a temperatura corporal

    • É importante aumentar a ingestão de líquidos, para recuperar as perdas ocorridas pelo excesso de temperatura e prevenir a desidratação

  3.      Mantenha uma dieta ligeira e equilibrada:

    • Evitar o sal, gorduras saturadas, açúcares e álcool

    • Evitar o leite e derivados, porque aumentam a produção de muco

    • Não forçar a ingestão de alimentos caso perca o apetite

    • Aumentar o consumo de sumos de frutas frescas e legumes

  4.      Mantenha o ambiente ventilado:

    • Evitar locais fechados mal ventilados

    • Evitar mudanças bruscas de temperatura

    • Repouso relativo. Não é conveniente que o doente acamado se tape excessivamente

    • Isolamento do doente, ou seja, evitar aproximar-se de outras pessoas para prevenir o contágio

    • Por prudência, evite aproximar-se de pessoas constipadas que tussam, se assoem ou espirrem à sua volta

  5.      Evitar o consumo de tabaco

Estes conselhos e truques poderão ajudá-lo a suportar melhor a gripe e a constipação.

Saiba mais sobre como combater e aliviar cada sintoma da gripe e da constipação.

Produtos Relacionados

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.