Skip to main content

SINTOMAS DA GRIPE E DA CONSTIPAÇÃO

Gripe e constipaçãoDiferençasSintomasDuraçãoTratamento farmacológicoVírusTratamentos caseiros para o alívio da gripe e constipação

Revisto e aprovado por: Ana Sofia São Simão Horta - Departamento Médico

Saiba quais são os sintomas típicos da gripe e da constipação

É difícil definir exatamente a gripe e a constipação devido à grande variabilidade que pode existir em relação à gravidade, duração e tipo de sintomas.

Saiba como identificar os sintomas destas duas patologias

SINTOMAS DA CONSTIPAÇÃO:

O início dos sintomas da constipação é gradual, podendo manifestar-se até três dias após termos contraído a infeção.

  1. Dor de cabeça:


    Raramente acompanha uma constipação; não é característica deste tipo de infeção.

  2. Febre ligeira:


    É um sistema de proteção corporal que tem como finalidade combater uma infeção. Poderá provocar também dor de cabeça. Regra geral, não é característica de uma constipação, sendo mais frequente nas crianças.

  3. Secreção nasal aquosa:


    Costuma aparecer, sobretudo, nos primeiros dias de infeção.

  4. Irritação e comichão nasal:


    Provocada por uma mucosidade excessiva que desencadeia a sensação de comichão no nariz. Ao assoar-se repetidamente as fossas nasais ficam mais irritadas.

  5. Congestão nasal:


    Produzida pela inflamação das mucosas e vasos sanguíneos do nariz devido ao microorganismo. Poderá produzir diminuição do olfato e do paladar.

  6. Dor de garganta:


    Devido a infeção ou inflamação na garganta.

  7. Espirros:


    Transtorno causado pela irritação da mucosa do nariz ou garganta.

  8. Irritação ocular, olhos lacrimejantes:


    Como mecanismo de auxílio na limpeza de partículas e corpos estranhos nos olhos.

  9. Tosse:


    Acompanhada de muco, denominada tosse produtiva. É um mecanismo de defesa do sistema respiratório para mantê-lo livre de corpos estranhos ou excesso de muco. Trata-se de um reflexo natural para manter os brônquios limpos.

SINTOMAS DA GRIPE:

O início dos sintomas da gripe costuma ser súbito, aproximadamente, no espaço de 24 horas:

  1. Febre:


    Regra geral, alta (38 - 41 ºC). É um sistema de proteção do nosso organismo que tem como finalidade combater uma infeção. Pode provocar também dor de cabeça e estar acompanhada de calafrios.

  2. Dor de cabeça:


    Muito intensa, devido à infeção e/ou febre.

  3. Dor muscular e lombar:


    Generalizada, como consequência do mal-estar causado pela infeção do vírus.

  4. Espirros:


    Raramente acompanham a gripe; não são característicos deste tipo de infeção.

  5. Secreção nasal aquosa:


    Pode acompanhar a gripe, embora não seja um dos principais sintomas deste tipo de infeção.

  6. Irritação ocular, olhos lacrimejantes:


    Pode acompanhar a gripe, embora não seja um dos principais sintomas deste tipo de infeção.

  7. Tosse:


    Também conhecida como tosse seca, tosse irritativa, não produtiva ou nervosa. Não possui expetoração nem elimina muco, mas serve para disseminar os germes, através da irritação crescente das vias respiratórias, provocando mais tosse e cansaço na pessoa.

  8. Dor de garganta:


    Devido à infeção ou inflamação na garganta. Pode acompanhar a gripe, embora não seja um dos principais sintomas deste tipo de infeção.

Regra geral, uma infeção do trato respiratório superior, como a gripe ou as constipações, pode começar com apenas um sintoma, como sensação de secura e irritação na garganta, mas normalmente, no espaço de um dia (24 horas) esta infeção evolui, apresentando outros sintomas.

Para combater e aliviar cada sintoma, há um tratamento.

Também poderá interessar-lhe… Gripe e Constipação – Medicamentos.

Produtos Relacionados

V06 Cêgripe® , paracetamol + clorofenamina. Medicamento indicado no tratamento sintomático de gripes/constipações. Contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes e em crianças com < 12 anos e com peso < 30 kg. Precaução: idosos, doentes asmáticos (sensíveis ao ácido acetilsalicílico), glaucoma, anemia, hiperplasia da próstata, doenças respiratórias, consumidores de álcool e coadministração com flucloxacilina. Descontinuar se surgir reação cutânea. Pode causar sonolência.

V08 Cegrinaso®, ibuprofeno + pseudoefedrina.Medicamento indicado no tratamento sintomático da congestão nasal associada a rinossinusite aguda, com suspeita de origem viral, com cefaleia e/ou febre, em adultos e adolescentes com ≥ 15 anos. Não exceder 6 comprimidos/dia. Duração máxima do tratamento: 4 dias em adultos e 3 dias em adolescentes com ≥ 15 anos. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade aos componentes, mulheres durante o 3º trimestre da gravidez/amamentar, uso concomitante com outros AINEs. Podem ocorrer reações cutâneas graves, mascaramento de infeções subjacentes e reações de fotossensibilidade. Interromper e consultar o médico imediatamente: fezes cor vermelha viva/escuras, vómitos com sangue/partículas escuras, dores no estômago repentinas, sangue nas fezes, sangramento retal e diarreia, sinais de reação alérgica grave, dor no peito, erupção cutânea generalizada, febre, gânglios linfáticos aumentados, início repentino de dores de cabeça severas, náuseas, vómitos, perturbações visuais. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. 06/2024 PT-CGN-2400001.

©JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada 2023. Este site é publicado pela Divisão de Produtos para o Consumidor da JNTL Consumer Health (Portugal) Limitada, que tem a exclusiva responsabilidade pelo seu conteúdo. As marcas comerciais de terceiros aqui mencionadas são marcas comerciais dos respetivos proprietários. Este site destina-se apenas ao público português. Última atualização: Maio 2024.